GOVERNANÇA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE SANTA CATARINA - BRASIL

Paulo Henrique Simon, Fernando Antônio Forcellini, Manoel Agrasso Neto

Resumen


O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa, em nível de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. A pesquisa tem por objetivo propor um Sistema de Governança para Assentamentos Rurais. O estudo tem como enfoque e marco conceitual o conceito de governança de Sorensen e Torfing (2008), que define governança como: (1) uma articulação horizontal relativamente estável de atores interdependentes, mas operacionalmente autônoma; (2) que interagem através de negociações; (3) que ocorrem dentro de um marco regulatório, normativo e imaginário; (4) que, por sua vez, se auto-regulam dentro dos limites estabelecidos por mecanismos externos; e (5) contribuem para o mesmo propósito. Para identificar a percepção dos assentados e principais dirigentes do assentamento em relação ao conceito de governança foram realizados estudo de caso e estudo de campo. Apesar da pesquisa, até o momento, ter sido realizada apenas em uma parte da amostra, os resultados refletem a evidencia de problemas de governabilidade e fornecem subsídios para a correção dos mesmos.


Palabras clave


Governança; Assentamentos Rurais; Gestão Pública

Texto completo:

PDF

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM). ISSN 2346-9161(Online). www.ijopm.org. Correo: journal.ijopm@gmail.com.

Recomendamos utilizar el navegador Google Chrome. Recomendamos o uso do navegador Google Chrome. Recommend using the Google Chrome browser.