AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DA REDE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO

Max Filipe Silva Gonçalves, Ana Carolina Fornazari Rossi, Beatriz Monteiro, Giovanna Marcondes Cezar Vieira Pinto, Thais Moraes Menegatti

Resumen


O trabalho consiste em uma breve análise da estrutura de logística reversa de pneus inservíveis, considerando um cenário delimitado. Assim, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, baseando-se em informações coletadas pelos autores. Uma ferramenta de localização de facilidade foi utilizada para sugerir um local para instalação da empresa que receberá o resíduo. Para complementar a pesquisa, um estudo de viabilidade econômica foi apresentado para justificar a escolha das alternativas apresentadas. Quanto aos resultados obtidos, os autores ressaltam que é apenas uma sugestão de melhoria da rede de logística reversa do resíduo estudado, devendo ser considerada a possibilidade de novos estudos, baseando-se em outras variáveis para identificar as variações dos resultados. É importante informar que, tratando-se de coleta de dados em empresa, considera-se uma limitação do trabalho a quantidade de informações disponibilizadas para realizar as análises. No entanto, suger-se novas pesquisas considerando também outras regiões e outros resíduos mudando assim, os segmentos e contribuindo para a academia.

Palabras clave


Logística Reversa, Resíduos Sólidos; Pneus, Borracha.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM). ISSN 2346-9161(Online). www.ijopm.org. Correo: journal.ijopm@gmail.com.

Recomendamos utilizar el navegador Google Chrome. Recomendamos o uso do navegador Google Chrome. Recommend using the Google Chrome browser.