ALINHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE REGENTES (ORQUESTRAS E COROS) E GESTORES DE PROJETOS

Felipe Aragão Campos Salles Felipe, Mauro Luiz Martens Mauro

Resumen


O estudo das competências para gestores de projetos é um assunto que vem sendo debatido, tanto no meio acadêmico, quanto nas organizações. Neste sentido, este artigo tem como objetivo explorar tendências e lacunas sobre competências de gestores de projetos na literatura dos últimos vinte anos e promover o alinhamento com as competências de regentes (orquestras e coros). O estudo baseia-se em uma revisão sistemática da literatura, mesclando bibliometria e análise de conteúdo, no caso das competências de gestores de projetos, e análise de conteúdo no caso das competências de regentes. Os resultados revelaram uma série de tendências e lacunas na área de competências de gestores de projetos, em especial a necessidade de maior aprofundamento em soft skills. Além disso, um conjunto de competências de regentes foram alinhadas nas dimensões comportamental, contextual, emocional, intelectual e técnica. Assim, o estudo fornece sugestões para desenvolvimento de trabalhos futuros. 

Palavras-chave: Competências, Gestores de projetos, Regentes, Lacunas.


Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM). ISSN 2346-9161(Online). www.ijopm.org. Correo: journal.ijopm@gmail.com.

Recomendamos utilizar el navegador Google Chrome. Recomendamos o uso do navegador Google Chrome. Recommend using the Google Chrome browser.